quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

OS ORIXÁS, OS 4 ELEMENTOS, E O MAR


Os Orixás são energias e por isso fui buscar a energia dos ambientes aos quais eles estão associados. 
Para mim, cada elemento de representação também significa onde está a sua força, o seu poder de atuação, sua inspiração e o seu lugar. 

SIGNOS (OS 4 ELEMENTOS NA ASTROLOGIA) | Luz Divina do Oriente

O MAR 
Uma das maiores representações que responde pelo mar é Olokun.
No Brasil, Iemanjá é a Rainha do mar e que é o Orixá da família, da inteligência, dos estudos e da estabilidade emocional, compreensão, serenidade, moderação, confiança, devoção, piedade, indulgencia, modéstia, flexibilidade, meditação, interiorização. 
Temos também Ogum, Logunedé, os Erês e também o Povo Cigano. 
O mar simboliza a dinâmica da vida, os nascimentos, as transformações, a morte, e os renascimentos. 
O significado simbólico de mar está muito associado ao de água e a ele se atribui a propriedade divina de dar e tirar a vida, em diferentes mitologias. 
Para os místicos, o mar simboliza o mundo e o coração dos homens, é a sede das paixões humanas. Nele, alguns se afogam, mas outros conseguem cruzá-lo. Nesta perspectiva, o casamento é comparado a um navio frágil que cruza o mar. Já a vida sacerdotal, é um navio sólido e seguro, com o qual se pode navegar sem medo. 
A onda é formada por um dos quatro elementos essenciais da natureza: a água. A onda marítima é gerada quando, devido a algum tipo de perturbação física, há um desequilíbrio na superfície dos oceanos, fazendo com que a água se movimente. Por este motivo, a onda simboliza a força incontrolável da natureza, que provoca agitação e mudanças, e pode estar associada tanto a mudanças negativas como positivas. A onda também pode significar perigo iminente, medo, destruição. 
O movimento das ondas do mar simbolizam o estado transitório da vida, a ambivalência entre a realidade e as possibilidades de realidade, representa a incerteza, a dúvida, a indecisão, podendo levar tanto ao bem como ao mal. Por isso, o mar simboliza tanto a vida como a morte. 
A onda simboliza a potência da natureza, poder e mudança
A onda simboliza também renovação devido a uma ruptura e mudança de ideias, de comportamentos e de atitudes, frieza de ânimo, impassividade. 


A ÁGUA 
O Orixá que mais a representa é Oxum, Logun, Iemanjá, Oxumaré, Iewá, Oxalá (nas chuvas finas), Ogum (no ferro) e Nanã (lama = terra + água). 
A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força, a limpeza. Elemento primordial, ela é considerada o ponto de partida para o surgimento da vida, ou seja, a origem e o veículo de toda vida; daí sua simbologia estar ligada à "Matrix" - mãe e ao Prana, o sopro vital nas alegorias tântricas. 
Em muitas religiões, a água simboliza purificação e a cura. Basta notar, por exemplo, na religião católica, a "água benta", (benzida por um mensageiro divino) ou no batismo, onde a água representa o elemento principal de limpeza espiritual, de benção, jorrada sobre a cabeça do recém-nascido para "lavar" os pecados. Isso demostra a simbologia da água e seu valor associado ao poder sagrado e sacralizante. No antigo testamento, a água representava um símbolo de vida enquanto no novo testamento ela passa a simbolizar o espírito, a vida espiritual. 
No hinduísmo, a água serve para a limpeza e purificação das imagens rituais do divino e dos fiéis. Esse ritual acontece no dia do ano novo simbolizando a regeneração. Na Mitologia Egípcia, "Num", o mais antigo Deus Egípcio, simbolizava a água, de onde emergiu a criação sendo suas qualidades: a turbulência, a escuridão e a falta de limites. Nesse sentido, vale ressaltar que a água simboliza também a morte, as calamidades, devastações, passando, dessa forma, de poder divino para um poder maléfico. Na Bíblia encontra-se muitas passagens em que a água é o elemento que simboliza a devastação, a recriação e não mais a criação. 
Na Alquimia, a água é o segundo dos quatro elementos, depois da terra, e simboliza a purificação. Está associada ao metal estanho, ao banho e ao batismo, uma vez que nos textos da alquimia está relacionada a operação da Solutio. Enquanto um dos quatro elementos, é um símbolo do sentimento uma vez que as emoções também se encontram representadas na água. As ondas do mar correspondem ao movimento dessa emoção. 
A água é também um símbolo do Gênese, do nascimento, e para os Vedas é chamada de "mâtrimâh", que significa "a mais materna". Cristo "renasceu" no Rio Jordão. Dessa forma, ela sempre nos reporta à origem das coisas, do mundo, dos seres. 
Não obstante, "Prahmanda", o "Ovo do Mundo" foi chocado na água e dele surgiu toda a criação. Na arte, a água pode simbolizar o inconsciente, sendo que o ato de entrar na água e dela sair, possui uma analogia com o ato de mergulhar no inconsciente; enquanto que ser lançado à água é similar a ser entregue ao seu próprio destino. Além disso, para os vietnamitas do Sul, a água tem simbologia regeneradora visto que está associado a poção de imortalidade. 
Este elemento está ligado à força feminina, intuição, magia, da mente subconsciente como o mar que nunca descansa quer seja noite ou dia, do amor e todas as emoções, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento. Assim como a água é fluida, em constante mutação, fluindo, de um nível a outro, também são assim nossas emoções. 
A água é o elemento da absorção e germinação. A Água representa a fluidez, as coisas sem forma. Fora das coisas obviamente ligadas à água (como rios e mares), plantas também estão associadas a este elemento, pois elas se adaptam ao meio em que estão inseridas, crescem e se movem consoante o Sol e a mudança das estações. Sangue e outros fluidos corporais estão também representados por este elemento. A nível mental e emocional a Água representa a adaptabilidade à mudança. A Água pode ainda ser associada as emoções, adaptabilidade, flexibilidade e ao magnetismo 
Pontos de Força: lagos, rios, fontes, poços, praias, banheiras, piscinas, chuveiros, o oceano e as marés. 
Aplicações Mágicas: Magias com Mar, gelo, neve, neblina, espelho, imã, chuva, emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, reflexão, marés e correntes da vida. O poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança e jornadas. 
Ferramentas Mágicas: Água, Cálice, caldeirão, espelho, o mar. 
Palavras Chaves: Alma, Espírito, Empatia e Aura 
Estação: Outono 
Parte do dia: Crepúsculo 
Sentido: Paladar 
Cor: Azul 

TERRA 
Os Orixás mais representativos desse elemento são Nanã, Omolú, Ogum, Oxossi, Logun e Xangô (nas pedras). 
Na simbologia, a terra é o oposto do céu. Enquanto a terra tem a função de sustentar ou amparar, o céu tem a função de cobrir. 
A terra, considerada um dos quatro elementos alquímicos, tem o significado de nascimento e criação, representa o passivo. 
A terra representa a mulher, e sua função é maternal. Ela é a Grande Mãe, porque dá origem. 
É a superfície de todo o planeta e contrasta com o mar e o céu. 
Este elemento está ligado à fertilidade, à criação, à estabilidade, harmonia, à solidez, ao lar, humildade, a gravidade é a manifestação desse elemento. Está ligado à dimensão que estamos conscientes, ao plano físico. A Terra é o reino da abundância, da prosperidade e da riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apoiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria. Também é sustentadora das forças da natureza. 
Significa pessoas, humanidade, universo em sua totalidade, prostrar-se, formalmente, colocar o rosto no chão. 
O elemento terra é melancólico, consistente, consciente, perseverante, pontual, cauteloso, resistente, responsável, firme, confiável, sóbrio, ambicioso, respeitoso, realista, materialista, superficial, preguiçoso, indiferente, lento, suscetível, inconsciente, inconsistente, tímido, desdenhoso e é da terra que conseguimos alimento, remédios, para onde iremos após a morte. 
A Terra representa o que é rijo, o que é sólido neste plano de existência. O símbolo mais básico da Terra são as rochas. Rochas são muito difíceis de serem movidas e de serem modificadas. A nível físico representa os ossos, músculos, e tecidos orgânicos. Emocionalmente está associado à teimosia, estabilidade, ao culto do corpo, à gravidade das coisas. A nível mental está associado à confiança, resistência à mudança. 
Pontos de Força: Cavernas, vales, florestas, abismos, campos cultivados, fazendas, jardins, parques, cozinhas, caves, minas, buracos, tocas, montanhas. 
Aplicações Mágicas: Magias de enterrar, plantar, fazer imagens de argila ou areia, andar pela natureza e visualizar o que se deseja, para o corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, joias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, sabedoria prática, força física e ensino. 
Ferramentas Mágicas: pentagrama, imagens, pedras, gemas e cristais, sal, giz, carvão árvores, bússola e cordas. 
Palavras Chaves: Corpos, Formas, Saúde e Necessidades Físicas 
Estação: Inverno 
Parte do dia: Noite 
Sentido: olfato 
Cor: Verde 

O FOGO 
Um de seus representantes é Exu, Ogun Xangô e Oyá. 
O fogo simboliza a vida, o conhecimento intuitivo, a iluminação, a paixão, o espírito. 
Tanto no Ocidente como no Oriente, o fogo é um símbolo regenerador e purificador, e o seu significado sobrenatural vai desde as almas errantes até o espírito divino. 
O fogo simboliza renascimento e renovação pelas forças divinas e da natureza por um lado, mas por outro lado o fogo também possui um aspecto destruidor, representado pelo fogo do inferno que possui a função diabólica de queimar eternamente sem excluir, não permitindo assim a regeneração. 
O fogo também é muito usado em rituais de passagem como símbolo de purificação em culturas agrárias, representa os incêndios dos campos que se adornam depois com um manto verde de natureza viva. O fogo é o motor da regeneração periódica. 
Nos rituais iniciáticos de morte e renascimento, o fogo é associado ao seu princípio antagônico, que é a água. A purificação pelo fogo é complementar à purificação pela água, que também é regeneradora. Mas o fogo distingue-se dela por simbolizar a purificação através da compreensão até a sua forma mais espiritual, pela luz e pela verdade. 
Algumas cremações rituais têm a sua origem na acepção do fogo como um veículo, um mensageiro entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. 
O fogo também possui um simbolismo sexual ligado universalmente a primeira técnica de obtenção do fogo por fricção, em movimento de vaivém, imagem do ato sexual. O fogo obtido por fricção é tido como resultado de uma união sexual. 
Esse elemento governa as qualidades positivas de ser vigoroso, zeloso, entusiasmado, corajoso, determinado, criativo, ousado, esforçado, persistente, colérico, mas também o de ser suscetível a discussão, irritadiço, impulsivo em destruir tudo, apaixonado, insensato, ciumento, voraz, vingativo, violento, odioso, raivoso, intempestivo. A energia para empreender, calor, chama, sangue, vida, vontade, cura, destruição, purificação, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade e poder. 
Está ligado à magia com fumo ou de derreter objetos, velas e pequenas fogueiras. 
Pontos de Força: Desertos, fontes termais, vulcões, fornos, lareiras, quarto de dormir (devido ao sexo). 
Ferramentas Mágicas: Bastão, lamparina ou velas, ervas ou papéis queimados. 
Estação: Verão 
Parte do dia: Meio-dia 
Sentido: Visão 
Cor: Vermelho 

O AR 
Temos Orixás do ar como Oyá, Oxalá e Oxumaré 
Embora, segundo a crença pagã, o princípio do ar tenha sido o terceiro elemento a se formar este é um elemento intermediário entre o princípio do fogo e o da água. 
O elemento Ar eleva o ser humano além do mineral e do vegetal, recordando-nos que a terra é tão mais fértil, quanto mais arejada pelos ventos que nela circulam. O ar é o elo de ligação entre os mundos visível e invisível. No homem, implementa o movimento de renovação: o processo de respiração que transporta o oxigênio, essencial à sobrevivência e reprodução das células. Quanto mais renovado, mais capacidade funcional tem o plano mental (ideias, criatividade, imaginação). Na realidade só podemos criar, quando nos libertamos do velho e já estabelecido, para aceitar as novas formas de pensar, ser e estar. 
Responsável pelo equilíbrio (neutralização) entre os efeitos passivo e ativo do fogo e da água. Como um intermediário, o princípio do ar herda do fogo o calor, e da água a umidade. Essas características conferem ao princípio aéreo, também, duas polaridades: a positiva (de doação da vida) e a negativa (exterminadora). 
Este elemento está ligado com as ideias, processos mentais, comunicação, mudança, o movimento, conhecimento/sabedoria/estudos, liberdade, etc. É masculino, seco, expansivo e ativo. É o elemento que se sobressai nos locais de aprendizagem e nos quais ponderamos, pensamos e teorizamos. 
O ar governa o Este pois esta é a direção da maior luz, a da luz da sabedoria e consciencialização. Cor que o representa é o amarelo do sol e do céu na aurora. 
Representa também coisas que crescem, expansão, liberdade de movimento. Tirando o sumo e seus semelhantes, o Ar pode ser representa o Mental. Ao crescermos fisicamente nós aprendemos e a nossa mente se expande de igual forma, nos termos de conhecimento, personalidade e através das experiências de vida. Ar representa a respiração. Mental e emocionalmente representa uma “Mente Aberta” e sentimento de despreocupação. Pode ser associado à vontade, elusivo, evasivo, benevolência, compaixão, sabedoria, eletricidade. 
Ar é a capacidade mental ou sociabilidade. É a forma como você se comunica. O ar é leve e essencial ao movimento; quando o elemento Ar estiver em equilíbrio, existe graça nos movimentos físicos, percepção equilibrada e boa comunicação com os outros. 
Aconselhado para feitiços e rituais que direcionados para viagens, liberdade, obtenção do conhecimento, encontrar itens perdidos, descobrir mentiras e assim por diante. Pode ser usado para ajudar a desenvolver de faculdades psíquicas. Alguns Feitiços com o elemento Eólico incluem o ato de deixar cair um objeto do alto de uma montanha ou outro lugar alto para que se conecte fisicamente com o elemento. 
As qualidades associadas a esse elemento são: vigilância, liberdade, cordialidade, confiabilidade, clareza, luminosidade, independência, destreza, otimismo, diligencia, perspicácia, alegria, instabilidade, desonestidade, fofoca, astucia, calunias, inconstância, tagarelice e esbanjamento. Também tem: indiferença, insensibilidade, preguiça, indolência, rigidez, retração, sem consideração desânimo. 
Pontos de força: Topo de montanhas de serras, beira de praias, edifícios altos, aeroportos e lugares a ermo (onde o vento corre solto). 
Aplicações Magisticas: O ar governa a magia dos quatro ventos, de concentração e visualização e a maioria das magias adivinhatórias. Processos mentais, intuitivos e psíquicos, o conhecimento e estudos, telepatia, viagens, memória, desenvolver compreensão, conhecer os segredos de desencarnados, meditação, discussões, começos, iluminação, adivinhação, concentração, visualização, profecia, carma, velocidade, olfato e audição. O elemento Ar rege os sistemas respiratórios e nervosos. 

Ferramentas Mágicas: Incenso e óleos essenciais, Athame, espada, Diário Mágico, pêndulo, cartas e tarot, lápis e caneta, runas, visualização criativa. 
Palavras Chaves: Intelecto, lógica, tecnologia e design 
Estação: Primavera 
Parte do dia: Amanhecer 
Sentido: Tato 
Cor: amarelo do sol e do céu na aurora 

Um abraço.
Regina













Nenhum comentário:

Postar um comentário