terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O QUE É O PASSE?


O passe é uma transfusão de energias espirituais e vitais, isto é, a passagem de energias um para outro indivíduo. 
O passe é um procedimento fluídico-magnético, que tem como principal objetivo o reequilíbrio do corpo físico e espiritual. A variação das condições fluídicas perispirituais de qualquer criatura viva produz desequilíbrios orgânicos e psicológicos, que podem dar origem a enfermidades. 
A transfusão se dá através da imposição das mãos, sem a necessidade de tocar-lhe o corpo, porque a força energética se projeta de uma para outra aura, estabelecendo uma verdadeira ponte de ligação, as mãos direcionam o fluxo. 
O fluxo energético se mantém e se projeta pela vontade do médium passista, como também de entidades espirituais que auxiliam na composição dos fluidos necessários ao paciente. 
Os Espíritos superiores ensinam que as mãos servem como instrumento para a projeção e direcionamento dos fluidos magnetizados, doados pelo operador, e fluidos espirituais, trazidos pelos Espíritos. 




A ATIVIDADE DE PASSES É UM SERVIÇO DE CONJUNTO
Os fluidos vitais dos médiuns associam-se aos fluidos espirituais beneficiando as criaturas a nível material, emocional e espiritual. 
Allan Kardec nos instrui a respeito: "A primeira condição para ser médium passista é trabalhar em sua própria depuração (moral e ética), a fim de não alterar os fluidos salutares que está encarregado de transmitir. 
"O fluido humano está sempre mais ou menos impregnado de impurezas físicas e morais do encarnado; o dos bons Espíritos é necessariamente mais puro e, por isto mesmo, tem propriedades mais ativas, que acarretam uma cura mais pronta. 
Mas, passando através do encarnado pode alterar-se. Daí, para todo médium passista, a necessidade de trabalhar para seu melhoramento moral" 

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM DOADOR DE ENERGIA?
Como o passista doa de si uma parte dos fluidos que vão fortalecer o lado material e espiritual do necessitado, esses fluidos precisam estar limpos de vibrações deletérias oriundas de vícios. 
O passista não precisa ser um santo, mas necessita esforçar-se na melhoria íntima e no aprendizado intelectual. 
Fatores negativos físicos, que prejudicam os resultados do passe; Uso do fumo e do álcool; Desequilíbrio nervoso; Alimentos inadequados. 
Fatores negativos espirituais/morais: Mágoas, más paixões, egoísmo, orgulho, vaidade, cupidez, vida desonesta, adultério etc. 
Portanto, todos podemos ministrar passes, porém é necessário um mínimo preparo moral a fim de que a ajuda seja o mais eficaz possível. 

TIPOS DE PASSES
Passe magnético: É um tipo de passe em que a pessoa doa apenas seus fluidos, utilizando a força magnética existente no próprio corpo perispiritual. 
Passe espiritual: Os Espíritos aplicam fluidos, sem intermediários, diretamente no perispírito da pessoa necessitada. 
No passe espiritual o necessitado não recebe fluidos magnéticos de médiuns, mas outros, mais finos e puros, trazidos dos planos superiores da Vida, pelo Espírito que veio assisti-lo. 
Passe misto: É uma modalidade de passe onde se misturam os fluidos do passista com os da Espiritualidade. Este é o tipo de passe comumente aplicado nos centros espíritas. 

DISPOSIÇÃO PSÍQUICA DE QUEM RECEBE O PASSE
Importante, porém, lembrarmos que a disposição psíquica de quem recebe o passe é que garantirá maior ou menor assimilação das energias. 
Quando a pessoa que vai receber o passe, está no clima de meditação e de prece, permite um afrouxamento dos laços vitais que lhe unem o espírito ao corpo. 
Em consequência ele experimenta a expansibilidade do perispírito ou corpo espiritual que, utilizando-se da inerente propriedade de absorvidade, assimila os fluidos, à maneira de esponja em contato com um líquido qualquer. E, porque o perispírito está unido ao corpo físico, essas energias também lhe alcançam a roupagem orgânica, propiciando-lhe grande alívio. 
Está absorção dos fluidos, se dá particularmente através dos centros vitais ou centros de força, onde a ligação do perispírito ao corpo acontece de forma mais intensa e completa. 

ENERGIAS QUE CIRCULAM PELOS CHACRAS E CENTROS DE FORÇA
Existem 3 tipos de energias que ocorrem nos chacras e que os fazem girar:
Nos chacras superiores há maior incidência de Energia Espiritual;
Nos chacras intermediários a incidência de Energia Vital;
Nos chacras inferiores a maior incidência é de Energia Física.

PASSES SOBRE OS CHACRAS SUPERIORES
O passe sobre os chacras superiores (coronário, frontal e laríngeo) permite uma entrada mais acentuada de energias espirituais e menor de energias vitais. 
Portanto o passe sobre os chacras superiores tem por função principal o equilíbrio energético espiritual da pessoa. No passe sobre os chacras superiores ocorrerá mais equilíbrio mental, intelectual, ativará o raciocínio permitindo que a pessoa tenha condições de melhorar os pensamentos. 

PASSES SOBRE OS CHACRAS INTERMEDIÁRIOS
O passe sobre os chacras intermediários (cardíaco, esplênico e gástrico) permite uma entrada mais acentuada de energias vitais. Portanto o passe sobre os chacras intermediários tem por função principal o equilíbrio vital orgânico. No passe sobre os chacras intermediários ocorrerá mais vitalização orgânica, permitindo que a pessoa tenha condições de melhorar os sentimentos. 

A TÉCNICA DO PASSE ESPÍRITA
Oficialmente, a Doutrina Espírita não prescreve uma metodologia para o passe. 
Cada grupo é livre para se posicionar de um modo ou de outro, desde que sem exageros. 
A técnica deve ser o mais simples possível, evitando-se fórmulas, exageros e gesticulação em torno do paciente. Cada grupo deve ter o bom senso de trabalhar da forma que achar mais conveniente desde que dentro de uma fundamentação doutrinária lógica. 
O que é preciso levar em conta é que nenhuma das formas de aplicar o passe surtirá efeito se o médium não tiver dentro de si a vontade de ajudar e condições morais salutares para concretizá-lo. 
Mesmo que se aplique a melhor metodologia, não se conseguirão bons resultados se o passista for pessoa de má índole. 
O socorro dos Benfeitores é independente da crença que o possa ter em Deus ou na Espiritualidade. Os Espíritos disseram a Allan Kardec, em "O Livro dos Médiuns", questão 176: "...muito embora uma pessoa desejosa de fazer o bem não acredite em Deus, Deus acredita nela". (Não importa a forma). 

MISSIONÁRIOS DA LUZ (Passes – Cap. 19)

Um abraço
Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário