MATERIAL:
1 - 12 ou 18 quiabos inteiros, sem quebrar a ponta (macios).
2 - meio copo (geléia) de mel de abelha;
3 - uma vela comum;
4 - dois ovos (só a clara)
5 - um copo com água e outro com metade de água para usar.
6 - um pedaço de pano branco ou uma esteira (decisa)
7 - uma tigela branca de louça (compra-se em casa de santo - 20 ou 30 cm de diâmetro)
8 - escreva em um papel, com lápis, 12 vezes o que você quer ou o nome de uma pessoa que você quer ajudar, ou você mesmo, 12 vezes.
Preparo:
Tome um banho de ervas ou de sal grosso, vista roupas brancas ou bem claras, forre o pano ou a decisa no chão e coloque tudo, inclusive a faca, um prato para a vela que você vai acender, os copos com água, as duas claras já batidas em neve. Coloque o papel no fundo do prato ou tigela.
Lave bem os quiabos e retire apenas a cabeça deles. Corte-os em rodelas bem finas deixando cair dentro da tigela
No caso da foto é uma tigela comum de casa e dependendo do tamanho, pode não ficar tão cheia. Em último caso, use um prato branco.
Sente-se nesse pano e vai cortando os quiabos calmamente e cantando para xangô e fazendo seus pedidos, o mesmo que está escrito ou pedindo o que você quer caso tenha colocado o nome.
Coloque o mel e o meio copo de água e vai mexendo com a mão direita para misturar tudo inclusive o papel que vai se dissolver e se misturar (tipo caruru).
Não tenha pressa. NÃO SE PODE PEDIR O MAL DE NINGUÉM.
Quando acabar, cubra com as claras em neve e levante a vela, o copo e a tigela para colocar em um lugar alto, acima da cabeça que não pode ser nada elétrico (tipo geladeira).
Pode ser um armário de cozinha, uma estante mas não no quarto de dormir.
Deixe isso por 3 dias e pegue uma sacola de plástico branca (de mercado mesmo) e despeje o conteúdo da tigela no saco junto com o resto da vela que ficar no prato (se ficar).
Leve a uma praça, um gramado, ao pé de uma árvore bonita, uma pedreira, e deixe respeitosamente.
Xangô é o Orixá da justiça e caso o que você tenha pedido seja uma coisa realmente boa para você ou para alguém, isso lhe será concedido. Caso não consiga é porque não seria tão bom quanto você imaginava. Se você tiver boa intuição, com certeza Xangô vai falar alguma coisa com você caso o seu pedido não seja procedente.
Caso queira, faça uma oração pra Xangô, também é muito bom.
Axé!
11 comentários:
e se não tivermos quiabos ? Como fazemos uma oferenda a Xangô, se não tivermos quiabos ?
Fiz o ajebo e ele cresceu o que quer dizer ?
Fiz o ajebo e ele cresceu o que quer dizer ?
Fiz isso que mandaram disseram que era pra trazer uma pessoa de volta vim me procurar.
O caso é que, para ajebó, tem que ter quiabos mas, se vc quiser fazer uma oferenda mais simples pode fazer como na Umbanda e oferecer um copo de cerveja preta a Xangô com uma vela, em casa e deixe no mínimo 3 dias.
Ele cresce um pouco mesmo, nada demais. É tipo caruru, que também cresce por causa da baba.
Eu não gosto muito de fazer esse tipo de comida para esse assunto porque se uma pessoa foi embora é porque acabou o seu tempo de estar com ela. Não estou criticando, é apenas a minha opinião de que, os Orixás são energias puras e Xangô, especificamente, está ligado à justiça e aos estudos.
Se foi um namorado que vc perdeu, acredito que, apesar da dor, vc pense que foi para melhor porque o próximo costuma sempre ser melhor do que o anterior. Forçar a barra e fazer uma pessoa voltar, por experiência, não costuma acabar bem.
Entendo que vivemos em uma época em que está difícil conseguir bons parceiros mas, movimentar as energias dos Orixás com essa finalidade você corre o risco de não acontecer e ainda falar mal disso tudo e dizer que tudo é em vão.
Desculpe a demora em responder e espero ter ajudado.
Bom dia! Estava pesquisendo sobre comida de Xangô e me deparo com esse ensinamento. Muito obrigada! Você não faz idéia do quanto está me ajudando. Há muito tempo fiz um ajebó para Xangô e não me lembrava mais como fazia. Tive respostas positivas quando fiz.
Gratidão 🙏 , me ajudou muito
Coisas boas virão
Postar um comentário