quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

MEDO



O medo por definição, é a dificuldade de lidar com a incerteza então, vamos esmiuçar isso. 
O medo é um presságio de coisa ruim, ou seja, estamos já prevendo que algo de ruim 
vai acontecer antes mesmo que qualquer coisa aconteça. 
Medo de fantasma, medo de ficar sem comida, medo de dentista e por aí vai. 
O que fazer para não ter medo? 
Precisamos racionalizar o fato. Por exemplo: porque tenho medo de barata? Esse animal é pequeno, nojento, feio mas é menor do que eu e ela tem mais medo de mim do que eu dela. Posso tentar jogar inseticida, jogar um chinelo e ir tentando superar esse medo que podemos dizer, é meio irracional.
Então, temos que focar do que temos medo para trabalhar a partir daí. 
Eu comecei a investigar isso porque sou fumante e uma das coisas que nos leva a esse vício é o medo. É como precisar estar se sentindo calmo e seguro com a nicotina. 
Uma das coisas que nos deixa sem medo é a calma. 
E aí temos a ansiedade e o medo que são irmãos, para superar. 
Parte do medo que não se justifica pode vir de outras vidas. É importante que as pessoas respeitem o medo das outras e geralmente isso não acontece. 
Tem gente que começa a dizer que isso é bobagem e por vezes ironiza o nosso medo.
Eu tenho vencido os medos com um passo por vez. Quanto à barata, por exemplo, eu mantenho um inseticida por perto, já joguei chinelo e, toda vez que vejo uma eu repito que ela te medo de mim e que ela só é feia e nojenta e assim, consigo não fazer escândalo a menos que seja uma voadora. 
O medo de dirigir no trânsito tenho vencido passo a passo mas você precisa de uma pessoa calma e que compreenda você e que ande ao seu lado te passando segurança. 
No fim, não é fácil vencer os medos mas precisamos ir tentando pouco a pouco. Ler sobre o assunto, ajuda bastante. Observar como as pessoas fazem (as que não tem medo), mas fundamentalmente, respeitar qualquer medo de qualquer pessoa, mesmo que pareça idiota.
Podemos também pensar no medo como uma energia negativa e até usar uma oração para ajudar em um momento de crise. 
Existem medos que não alteram nada na vida mas tem outros que podem se transformar em um impedimento como medo de altura pode impedir que alguém ande de avião. Se pensarmos que muita gente anda nele e não acontece nada, que é mais rápido, que tudo não passa de sensação, de ilusão, coisas que não tem uma razão como um acidente que vimos ou participamos.
Podemos adquirir medo de coisas que apenas vimos em filmes como as aranhas, fantasmas e etc. Isso é estimulado pelas músicas que eles colocam mas não passa de uma simples história. Deixei de ver esses filmes de suspense e terror para não passar a ter medo de coisas que nem vivi e que eram apenas uma mera ilusão.
Deixe de ver notícias ruins sobre os seus medos porque isso só vai aumentá-los. Se você tem medo de dirigir, não veja coisas sobre acidentes. 
É importante que você identifique que o seu medo vem de você e não de uma ideia que colocaram na sua cabeça.
Ter medo de rato é justificável porque é um animal que transmite doenças, mas ter medo de uma aranha caranguejeira não tem o menor sentido porque as aranhas realmente venenosas e perigosas, são bem menores que ela. É preciso entender e estudar para conhecer.

Nós temos fé em Deus ou em qualquer coisa mas isso parece não ser suficiente para nos acalmarmos. 
Analisando a vida, todos os medos não se justificaram porque, apesar de ter passado por situações difíceis, no fim tudo acabou bem.





Um medo que eu consigo controlar agora é o de escuro. Eu falo que o que tem no escuro 
tem no claro e se bater uma sensação de medo eu começo a rezar e digo que eu tenho coragem porque não devo nada, sou do bem, sou de Jesus e por aí vai. Os meus familiares até reclamam que faço tudo no escuro porque nem ligo mais para isso. 
Há quem tem medo de palhaço, de água e de uma infinidade de coisas e não sabe por onde começar porque até para começar precisa de um pouco de coragem. 
Se você não quiser tentar sozinho existem as terapias e uma das melhores para isso seria a de regressão. 

Porque se livrar do medo? Porque ele limita, inibe e provoca doenças. Vale à pena tentar. 
Um abraço!
Regina

Nenhum comentário: