Onde está o que te dá prazer? Esse é o caso. A maioria das pessoas vivem no desequilíbrio entre o prazer e a obrigação. A busca pelo prazer é inerente do ser humano e ele pode encontrar em muitas coisas e lugares mas o pobre é limitado. Ele quer viajar e não pode, quer ter um carro e não pode é por aí vai. É sempre não. Daí ele toma uma cerveja e se alegra e como ele pode pagar, fica preso nisso. Por isso as pessoas se prendem no relacionamento e aceitam tudo, é porque acharam o prazer no sexo.
O pobre não tem opções de fazer um esporte, de trabalhar a semana toda e se divertir de boa no fim de semana experimentando várias coisas. Se ele gastar muito vai ficar sem nada então começa com o que pode. Quando criança solta pipa porque é barato e aí fica na rua e esquece de comer. Cresce e bebe pq pode pagar. Se não bebe, fuma, cheira ou qualquer coisa que é ruim mas que dá prazer ou ilusão. Ganha na loteria e gasta tudo com besteira porque fica louco pelo prazer de gastar, pelo agora eu posso e perde o equilíbrio.
O rico tem opções de viajar, praticar esporte, comer em restaurantes e experimentar e variar. Tem até o prazer de dar uma vida boa pra família, mudar de mulher, ou seja, ele pode escolher e variar, e o pobre não.
É como correr atrás do rabo. Começa com uma diversão e vira vício porque não tem como experimentar outra coisa.
Esse sentimento de não poder fazer nada vai te sufocando e vc acaba mendigando um pouco de diversão onde na verdade não existe, é enganação, é armadilha.
Porque isso é caro, difícil e as vezes perigoso?
Exitem várias formas de prazer e diversão mas não é acessível para qualquer um. Ajudar os outros, comprar o que quiser, viajar, pescar, ir a uma festa e por aí vai. Cada um tem a sua maneira de sentir o prazer mas não é sempre na mesma coisa, tem que variar pra não ficar correndo atrás do rabo.
O que começa como diversão pode acabar em vício, em desgraça.
Quem sente prazer em comer e só faz isso fica gordo. É um exemplo clássico assim como beber e fumar.
A vida é uma busca constante pelo prazer.
Quando vc chega em casa depois do trabalho vc já está buscando prazer em tomar banho, comer uma boa comida descansar e aí de novo vc quer prazer. É uma busca diária e constante. A satisfação é uma forma de prazer. Quando você não tem nem o prazer de voltar pra casa aí vc tá muito ferrado. Satisfazer as suas necessidades também é um prazer. Quem consegue isso diariamente? Até que ponto aguentamos só ter obrigações?
Nenhum comentário:
Postar um comentário